Sei que explicações conceituais sobre BPM são muito comuns, mas não posso deixar de publicar este artigo que explica a evolução da gestão de processos e é importante entendermos essa história.
Boa leitura,
O gerenciamento de processos tem evoluído com muita rapidez, por isso não custa relembrar como se deu essa evolução:
1 - A ideia por detrás da primeira onda, TQM - Total Quality Management, era a de estabelecer na empresa um processo de melhoria contínua. A TQM teve grande propagação nos anos 80, altura em que falava da revolução da qualidade. Apesar da febre da qualidade e da certificação ter diminuído um pouco, a primeira onda da gestão de processos continua atual e permanece como um elemento essencial para manter a eficácia nas organizações atuais. A ideia, hoje consensual, de que a empresa tem que criar valor para os seus clientes e, para isso, tem que melhorar os seus processos de negócio, vem desta fase.
- TQM - Total Quality Management
- BPR - Business Process Reengineering
- Process-Oriented Organization Design
- Process-Base Competition
Faz-se mais clara a distinção entre:
- Eficiência: ligada ao custo
- Eficácia: ligada à qualidade e à satisfação do cliente
3- Desenho Organizacional orientado ao processo - Um processo de gestão só terá êxito se conseguir envolver todas as estruturas da gestão, todos os departamentos e todas as pessoas. De fato, criam-se nas empresas, mesmo as mais pequenas, relações de poder, hábitos e estruturas que são muito difíceis de alterar impondo uma nova solução. Se a empresa leva em consideração: a liderança, a estrutura, o desempenho, o envolvimento de todos, etc, a gestão de processos instalada pode, de fato, tornar-se uma força que permite atingir a excelência.
4 - Ao contrário das anteriores, a quarta onda apoia-se na anterior. Não é uma fase alternativa mas só faz sentido se for integrada. Um ponto da maior importância mas que é, muitas vezes, esquecido é todo esse esfôrço de gestão de processos tem que ter em conta e estar alinhado com a própria estratégia da empresa. Por isso, frequentemente, a primeira coisa a fazer antes de iniciar qualquer processo numa organização é saber claramente quais as balizas que a empresa define para si própria. Os processos escolhidos anteriormente têm que ser úteis para satisfazer aos objetivos estratégicos da empresa. Senão podem ser muito eficazes mas não respondem às necessidades da organização.
Fica claro que BPM é uma evolução resultante dos esforços desses 30 anos ou mais (se imaginarmos os conceitos desde a revolução agrícola, industrial, etc.) pois a evolução não pára e a gestão precisa acompanhar as mudanças
A pergunta é ? O que fazer para se adaptar ?
"... ou as empresas se adaptam ou morrem. O sucesso dos sobreviventes depende da eficiência e da velocidade com que eles se adaptam às mudanças do ambiente externo."
Rummler (1992, p.17)
"... ou as empresas se adaptam ou morrem. O sucesso dos sobreviventes depende da eficiência e da velocidade com que eles se adaptam às mudanças do ambiente externo."
Rummler (1992, p.17)
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