Trabalhei muito tempo em instituições financeiras e foi num desses projetos que apliquei melhor a identificação do valor dos processos e assim estabelecer a cadeia de valores.
Mas para entendermos a importância da agregação de valor, é necessário conhecermos um pouco dos conceitos de Risco Operacional.
Boa leitura,
Conceito de Risco Operacional
Para dar um conceito a Risco Operacional recorremos a várias definições e por norma geral se considera risco operacional o tipo de risco que, ao contrário do que acreditamos, não é o mesmo que risco de mercado ou risco de crédito. Se buscarmos outros conceitos encontraremos ainda uma categoria de risco diferente: o risco chamado risco legal.De acordo com o Comitê de Basiléia, a definição de risco operacional faz referência a perdas que são derivadas:
- de processos inadequados ou falidos,
- erro humano ou até mesmo de sistema.
- de fatores externos, de acordo com o Comitê de Basileia.
O crescimento dos negócios financeiros em todo o mundo, não somente em volume, mas também nas formas complexas e a multiplicação dos serviços, elevou de forma impressionante o que definimos como risco operacional.
ADMINISTRANDO OS RISCOS OPERACIONAIS
As instituições financeiras desenvolveram formulas eficientes e avançadas para administrar as possibilidades dos riscos operacionais, com o intuito de conseguir melhor administração dos mesmos.
Bancos e agencias financeiras de todo o planeta, hoje em dia, estão mais preparadas para enfrentar o problema constante dos riscos operacionais do mercado atual. Formaram-se grupos de estudo somente para calcular o que chamamos riscos operacionais e existe um sem fim de documentos de estudo para conter, diminuir e até eliminar esse problema
A Resolução BACEN nº 3380 estabelece a criação de uma área específica para o gerenciamento dos riscos operacionais (Governança Corporativa).As instituições que não atenderem plenamente à resolução estarão sujeitas às penalidades do Banco Central.
A Governança Corporativa trouxe como benefícios:
- Redução de atividades redundantes e dos custos.
- Simplificação dos processos.
- Visão geral do processo e do valor agregado.
- Comparação com as melhores práticas de mercado.
- Redução de controles caros e ineficazes.
- Mitigação de riscos e perdas financeiras.
- Redução das exigibilidades de capital regulatório.
O VALOR DOS PROCESSOS
Ao identificarmos os processos podemos identificar quais são aqueles que agregam, anulam ou destroem valor, tendo então como regra básica para apuração:
Valor da saída > valor da entrada = agregação de valor (processo mantido)
Valor da saída = valor da entrada = valor nulo (aplicar melhorias)
Valor da saída < valor da entrada = destruição de valor (eliminar o processo_
Essa identificação já nos possibilita priorizar os processos, aplicar melhorias e estabelecer a cadeia de valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário