Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

28 de ago. de 2013

MINI TUTORIAL BPMN PARTE 5 - CATEGORIA DE ELEMENTOS (OBJETOS DE FLUXO - EVENTOS)

Olá BPMs,

Mais uma etapa do mini curso BPMN, desta vez falaremos um pouco sobre os elementos gráficos dos diagrama BPMN (eventos).

Boa leitura, 

CATEGORIA DE ELEMENTOS

A modelagem em BPMN é feita através de diagramas simples, com um pequeno conjunto de elementos gráficos. Isto facilita que os usuários de negócio, bem como os desenvolvedores, entendam o fluxo e o processo. As quatro categorias básicas de elementos são as seguintes:

Objetos de Fluxo: Eventos, Atividades, Gateways
Objetos de Conexão: Fluxo de Sequência, Fluxo de Mensagem, Associação
Swim lanes: Pool, Lane
Artefatos: Objeto de Dados, Grupo, Anotação

Estas quatro categorias de elementos nos dão a oportunidade de fazer um diagrama de processos de negócio simples (BPD). Também é permitido em BPD, construir seu próprio tipo de um Objeto de Fluxo ou um Artefato para tornar o diagrama mais compreensível.


OBJETOS DE FLUXO -  EVENTOS


Evento é algo que acontece durante o andamento do processo de negócio, que interfere no fluxo do processo e geralmente são causados por trigger ou por impacto de resultados de ações. Desta forma, início de atividade, fim de atividade, mudança de estado e recebimento de mensagem podem ser considerados como sendo eventos.

Os eventos são de uso opcional na modelagem de processo, embora seu uso seja altamene recomendável. Os eventos são representados graficamente por círculos.


Temos três tipos de eventos:
Início

Intermediário

Fim

Início 
O evento início representa o Start de um processo e seu uso é opcional embora se um evento fim for adicional ao processo o início é obrigatório.

A causa (Trigger) de início do processo pode ser padrão usado para início de sub-processos ou Mensagem, Timer, Regra, Link e múltiplo, representado pro símbolos dentro dos círculos.

Intermediário

O evento intermediário acontece entre os eventos de início e fim de um processo, este evento afeta o fluxo do processo, mas, não dá início ou término de um processo. Sua representação é um círculo com linhas duplas.

O evento intermediário padrão pode ser usado para indicar mudança de estado do processo ou pode ser mensagem, Timer, Erro, cancelamento, compensação, regra, link ou múltiplo, representados por símbolos dentro dos círculos de linha dupla.

Fim

O evento fim indica o término de um processo, este evento não é obrigatório porém, caso o processo tenha um evento início, o evento fim é obrigatório. Sua representação gráfica é um círculo de borda grossa.

O evento fim padrão é utilizado para terminar o fim de um evento, sub-processo ou pode ser mensagem, erro, cancelamento, compensação, link, múltiplo ou término.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Improvers

Improvers
Treinamentos e Documentação