Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

24 de set. de 2013

BPM - VISÃO GERAL E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Olá colegas BPMs,

Mais um texto muito interessante, uma visão moderna que vale a pena relembrar !

Boa leitura



Visão Geral 


BPM é uma metodologia de gerenciamento baseada na perfeita interação entre as áreas de Negócio e TI, na implementação de ferramentas é técnicas para gerenciamento do desempenho dos processos corporativos.

Como funciona hoje

- A Área de negocios define e requisita um novo processo a área de TI
- A Área de Ti, se reúne com a área de negocios e começa a definir como será feito o novo processo ( tempo médio de 06 meses para o processo ficar pronto)
- Enquanto isso Toda a corporação começa a trabalhar de forma provisória e os funcionários começam a criar " jeitinhos" de trabalhar, a empresa com isso não responde imediatamente a demanda do seu mercado se tornando sem querer lenta e muitas vezes obsoleta e quando vê seu concorrente já está na frente. 

O BPM como metodologia tem se mostrado condizente com as novas ferramentas de Tecnologia e tem conseguido unir as áreas de Ti e Negócios numa missão comum, que é atender o cliente com eficiência .Podemos ver no modelo abaixo como as empresas estão investindo em novas tecnologias e com isso criando uma base sólida para o gerenciamento de processos.

Modelagem
Modelagem é o ato construir graficamente as etapas de trabalho de uma empresa.Esta construção gráfica pode dar-se , desde de numa folha de papel até software de modelagem de processos.A modelagem é a etapa inicial, para que um empresa conheça seus processos internos, e conhecendo seus processos internos ela possa olhar a empresa como uma cadeia de DNA de si mesma.

Simulação
Simulação é o ato de ensaiar em forma de teste, como um processo interno da empresa se comporta em produção, ou seja cria-se uma realidade virtual de um processo para avaliar se este processo serve para ser usado efetivamente dentro da empresa

Workflow
E o ato de automatizar o Fluxo de papel dentro da empresa, trazendo este fluxo para um coreto encaminhamento dentro da empresa.

Automatiza
E á parte do processo já automatizado, na qual o fluxo de informação já corre automaticamente, entre as diversas fases dos processos

Operação
È o ato de operar os sistemas, ou seja, reger os processos, ver se eles estão caminhando corretamente, se não estão defasados, verificar se existe algum alerta de negocio.

Monitoramento
È o ato de olhar os processos e analisar se todos estão sendo corretamente usados, e se os processos estão atualizados e de acordo com as necessidades da empresa.

Quais suas tendências? 

As corporações estão em busca de excelência com baixos custos, e uma customização mais precisa de seus processos, com isso, levantamos algumas tendências do BPM.
A tendência do BPM e se incorporar à empresa, usando os sistemas já existentes e com tecnologia de fácil utilização, uma das premissas do BPM é exatamente utilizar a base de tecnologias e os processos já existentes na empresa, e transformar os processos em processos inteligentes, pró-ativos e em constante mudança, assim como a corporação.
Ao tirarmos uma fotografia da corporação, estamos captando apenas aquele momento, no minuto seguinte, novos negócios, novos funcionários e alguns imprevistos vão acontecer, e a empresa tem que atuar nestes acontecimentos.

Se a empresa tem como base de gestão, o BPM, ela vai estar apta a dar respostas a estes eventos sem que seja necessário, um esforço de recursos material e humano, muitas vezes sendo necessário adquirir fora da corporação estes recursos.
Outra tendência do BPM e sua constate evolução junto com a empresa,Quando se pensa em BPM se pensa numa metodologia que precisa de uma base tecnológica para ser aplicada.

O BPM por se tratar de uma metodologia já criou uma instituição Internacional para a se organizar chama-se BPMI -( Iniciativa Internacional de Gerenciamento de Processos de Negócios.) com um padrão aceito mundialmente, e há um claro entendimento do mercado que alguns pré-requisitos precisam existir para se considerar um Sistema de BPM, entre eles :

BPEL
Linguagem de implementação de processos executáveis, utilizada para definir novos serviços web, através da composição de serviços existentes. Linguagem desenvolvida pela IBM, MICROSOFT e BE System. em código aberto

BPMN
Padrão de Modelagem de Notação, criado pelo BPMI (Iniciativa Internacional de Gerenciamento de Processos de Negócios.) para definir um padrão único de notação para Sistemas de Modelagem de negocios.

ITIL
Padrão de Metodologia Internacional para Gerenciamento de Serviço de TI.O ITIL tem como foco principal, a operação e a gestão da infra-estrutura de Tecnologia na organização.O princípio básico do ITIL é o objeto de seu gerenciamento: TI.
O ITIL descreve os processos que são necessários para dar suporte à utilização da infra-estrutura de TI.

COBIT 
Padrão de Metodologia Internacional para Auditoria de Sistemas de TecnologiaO COBIT tem como missão pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado de padrões internacionais de boas práticas referentes ao uso corporativo da TI para os Auditores de Tecnologia e profissionais de segurança.A metodologia foi criada pelo ISACA em 2000, e desde então funciona como uma entidade de padronização e estabelece métodos documentados para nortear a área de tecnologia das empresas.

COSO 
Padrão de Metodologia Internacional para Gerenciamento de Serviço de TI.Organização Internacional independente, formada pelas 05 maiores associações de profissionais de finanças dos EUA, que atua no desenvolvimento de mecanismos de auditorias e regulamentação para a prevenção de fraude.O COSO faz auditoria e atesta balanços em empresas (principalmente as que operam na Bolas de valores)É e reconhecido mundialmente por sus excelência e retidão na analise de relatórios financeiros

SOX :Lei Sarbanes-Oxley 
Aprovada pelo Congresso Norte-americano em 30 de julho de 2002, a nova lei de reforma administrativa americana - conhecida como The Sarbanes-Oxley Act (SOA) - representa uma das principais reações do governo dos Estados Unidos contra as manipulações nos balanços financeiros e escândalos de fraudes contábeis descobertos em grandes corporações daquele país. O novo texto legal representa a mais importante mudança na legislação sobre as regras a serem seguidas pelo mercado norte-americano desde a criação das bases das leis até então em vigor, aprovadas em 1933 e 1934. O grau de abrangência da Sarbanes-Oxley é maior, aumentando a responsabilidade que envolve desde o presidente e a diretoria das empresas até as firmas de auditoria e os advogados contratados para acompanhar o balanço contábil
· Códigos Abertos e de Fácil implementação sem desenvolvimento do código,.Quanto mais código for necessário para implementar ou alterar uma solução BPM (algumas requerem semanas ou meses de programação), menos a flexibilidade a solução BPM terá ao longo do tempo.
· Arquitetura direcionada de dados No coração de uma solução BPM eficiente existe uma estrutura padrão de dados que captura e armazena as informações associadas aos processos de negócios
· Tecnologia Eficiente Soluções de BPM devem se ajustar às tecnologias existentes na corporação, isso evita a troca de sistemas já em funcionamento e o aproveitamento do conhecimento existente, a escalabilidade, redundância e tolerância à falha são características primordiais em uma solução BPM.Em geral soluções BPM devem suportar padrões como: J2EE, XML,.Net,SQL,W3C, e SOAP como também a maioria dos servidores de aplicação e web dos bancos de e dos sistemas operacionais

O BPMI
Que é a organização que está homologando as notações já definiu a seguinte estrutura para o BPM
Portanto temos que observar alguns critérios para a escolha de uma ferramenta BPM.

Critérios para seleção do BPM


· Gerenciamento e Monitoramento ativo dos processos
Os processos de monitoramento e gerenciamento do BPM têm que ser ativo, por causa do grande impacto nós negócios da Cia.A boa solução de BPM é aquela na qual a empresa e os usuários a qualquer momento podem gerenciar e monitorar os processos.

· Monitoramento em tempo real
Uma solução de BPM em que monitorar ativamente os processos em tempo real.Quando os parâmetros do processo inevitavelmente mudarem (e eles sempre mudam) o usuário do negocio deve ser capaz de fazer estas mudanças através do sistema, e elas serem automaticamente atualizadas no processo em funcionamento.

· Processo de Fim a Fim
Soluções efetivas de BPM devem permitir uma completa fotografia da atividade dos processos do inicio ao fim, não meramente algumas etapas do processo.Para isso funciona bem a solução deve possuir, funcionalidades que permitam a ela se ligar a aplicações já existentes, que atualmente rodam os processos.

· Respostas rápidas :A mudança necessária no negocio
As empresas às vezes levam meses pensando numa nova forma de negocio, ou numa maneira melhor de fazê-la.Uma solução de BPM te que ser rápida ao consolidar um novo processo, ou alterar um processo já em funcionamento.Toda empresa muda a cada instante e o raio x de uma empresa não é o mesmo depois de 06 meses, então uma solução de BPM, tem que ser ágil em incorporar estas mudanças.

· Operando as ferramentas de gerenciamento
Uma ferramenta tem que ser interativa, no sentido do usuário poder operá-la da rapidamente.As interfaces têm que ser amigáveis e sem necessidades de novos códigos, para agilizar as mudanças necessárias nos processos.

· Guia de Decisões 
Uma ferramenta de BPM te que poder ajudar aos usuários e as empresas a tomar decisões e contar com as informações completas da ferramenta.Importantes ferramentas para suporte a decisão são: Relatório de performance de processos alerta de nível de negócios e rápida implementação de novos processos.

· A melhor pratica de dirigir os processos contínuos
A solução BPM tem que capturar todas as informações relevantes e relatar processos críticos.Uma questão relevante e o continuo processo de inclusão, e a performance para incluir e listar os processos.Também é necessária a criação e gerenciamento de alertas em algum nível do negocio, e estes alertas serem gerenciados e com capacidade de implementar novos processos de negócios.

· Relatório de performance de processos
Informações enviadas em tempo real através de uma interface amigável dão ao gerenciamento a habilidade de ver claramente onde as ineficiências estão ocorrendo.Este acesso instantâneo das metricas de performance dos processos dá aos tomadores de decisão (gerentes) a oportunidade de melhoras nas ineficiências a cada ciclo do processo até a performance estar otimizada.

· Alerta do Negocio
Quando um ou mais eventos de um processo falham em atingir o critério mínimo deste processo alertas são enviados para notificar o negocio, que ações precisam ser tomadas. Através de resposta instantânea a eventos chaves (principais) gerenciadores podem fazer mudanças imediatas para colocar processo novamente nos níveis pré-definidos.Isto também fornece informação de porque estes eventos estão ocorrendo em primeiro lugar provendo não apenas informações críticas básicas, mas também a oportunidade para o contínuo melhoramento do processo ao longo tempo.

· Rápida implementação
Viabilizando o contínuo processo de melhoria requer que mudanças no processo de implementação de novos não sejam necessários legiões de programadores e meses de desenvolvimento.Uma boa solução de BPM deve ser, rápida para implementar (menos e 90 dias) e permitir que a equipe do negocio possa aferir rapidamente as melhorias na eficiência organizacional e demonstrar o ROI (retorno do investimento).

A chave para uma boa solução de BPM, pela perspectiva do negocio e prover a habilidade para os donos do negocio de controlar e alterar os processos em tempo real e para prover aos gerentes do negocio ferramentas que eles necessitam para tomar decisões e alterar processos existentes.Encontrar uma solução BPM que inclua uma compreensiva forma de capturar a informações relevantes relativos aos processos, bem como uma ferramenta para fazer o gerenciamento das mudanças fácil para os usuários do negocio é critico para o sucesso da implantação de BPM na corporação.

Integradores e Pure-Play
Quando se analisa as soluções de mercado do BPM, deve-se levar em consideração que existem 02 tipos de comerciantes de soluções BPM.Os integradores e os pure-play ( empresas que são proprietárias e muitas vezes inventora do sistema)
Os integradores são grande corporações que agregam vários produtos numa única solução e as vendem junto com o serviço de consultoria, treinamento, suporte e instalação dos sistema  Exemplo : IBM, Xerox, Microsoft, Bea System etc.

Os pure-play são empresas que desenvolveram sua própria tecnologia, geralmente voltado para um nicho especifico de mercado.Exemplo : Fuego, Aris-Scherr, Filenet, Intalio etc

Pra que serve? 

O BPM serve como ferramenta gerencial para, além de visualizar os processos internos, monitora-los, estabelecer novos processos e corrigi-los quando necessário em tempo real.
Outra função importante e o monitoramento dos processos, que se torna ativo e em tempo real no BPM, com isso não há perda de processos, por falta de controle da empresa.

Portanto o BPM (Business Process Management) serve para:
Gerenciamento e Monitoramento ativo dos processos- Monitoramento em tempo real- Processo Fim a Fim- Respostas rápidas a mudança necessárias no negocio- Ferramenta de Gerenciamento Amigável- Relatório de Perfomance dos Processos- Alertas de negócios

Algumas Considerações : 

Como Toda Ferramenta de Gerenciamento o BPM tem um custo de implementação e de manutenção.
Toda corporação ao implantar uma nova metodologia tem que acreditar nos benefícios da mesma, pois só assim ela irá se propagar pela empresa toda, e seu retorno de investimento virá o mais breve possível.
O BPM não é diferente, o Retorno do investimento é considerado rápido pelo Gartner (www.gartner.com) e Forrester (www.forrester.com), mas para isso tem que se levar em consideração a mudança corporativa e a manutenção desta metodologia a longo prazo.
Não podemos esquecer que toda empresa tem seus processos e colaboradores ativos e em constante mudança, é que se os colaboradores não colocarem nos sistemas os novos processos, e monitorar constantemente as mudanças , em pouco tempo voltamos no tempo, e os processos ficam defasados.Por isso a Ti e a Área de Negócios ao implantarem o BPM ficam em sincronia..
"Se a idéia de, melhorar o negócio através de processos de negócio não é verdadeiramente uma novidade, sua implementação com BPM é o que osexecutivos, analistas de negócio e engenheiros de software devem olhar de perto (se preocupar).A idéia de melhorar processos de negócio têm estado em pauta por anos, mas uma forma apropriada de implementar esta idéia tem sido seriamente negligenciada, levando a um dos maiores fracassos na história das teorias de administração/gerenciamento, com grandes projetos de reengenharia de processos de negócio levando a nenhum resultado.
Companias que reconhecem o poder do gerenciamento de processos de negócios estão se capacitando a digitalmente para implementar, gerenciar e representarprocessos em uma escala antes inimaginável." ( Intalio ) 

Qual sua origem? 

Podemos aferir que o BPM é uma evolução, que começa com a implantação do e-mail nas empresas, a partir deste momento em que os Colaboradores começaram a trocar informações entre si de modo rápido agilizando assim os processos e integrando a equipe..Depois do e-mail já totalmente incorporado ao dia da das empresas, o Workflow foi entrando e começando a customizar alguns processos, e com isso agilizando ainda mais os processos dentro das corporações.Com o workflow também já incorporado as corporações, as mesmas começaram a criar soluções de ERP, CRM e CMMi visando agilizar ainda mais seus processos.Até este momento os processos eram passivos, e não havia muita maleabilidade em mudanças, mas com a entrada de sistemas mais complexos na qual o objetivo das empresas era conhecer melhor, seus clientes e os seus fornecedores, o BPM surgiu.

Entidades normativas e padrões de referência. 

As entidades normativas e os padrões que giram em torno do BPM, são varias.Vale lembrar que o BPM é uma forma de gestão, e como filosofia ela usa os padrões e normas já inclusas nas tecnologias e nas auditorias da empresa.Como por exemplo, a cada metodologia de modelagem existe uma série de normas técnicas para regulamentá-la, por isso podemos dizer que ao usar uma metodologia estamos incorporando suas referências técnicas e seus padrões e normas.Assim sendo ao usarmos a metodologia Idef0,ou Cobit ou Itil, obrigatoriamente estamos, usando padrões profissionais para controle interno e auditoria (COSO, IFAC, AICPA, CICA, ISACA, IIA, PCIE, GAO etc.), e automaticamente a corporação traz para si, estes padrões internacionais.
Quadro de Entidades normativas e Padrões de Referência do BPM

BPMI 

BPMN Finalizado Instituto Internacional Normatizador 56BPMI BPSM Finalizado Instituto Internacional Normatizador 56BPMI BPXL Finalizado Instituto Internacional Normatizador 56BPMI BPQL Em andamento Instituto Internacional Normatizador 56ISACA COBIT Finalizado Associação de Controle e Auditoria de Sistemas de Informações 35.000COSO Analise de Balanço Finalizado Comissão Internacional Sobre Fraude em Relatórios Financeiros. 5OASIS BPEL Finalizado Organização internacional para o avanço de padrões de informações estruturadas 86W3C XML Finalizado Organização Internacional que normatiza as atividades e a estrutura de tecnologias WEB 387W3C HTTP Finalizado Organização Internacional que normatiza as atividades e a estrutura de tecnologias WEB 387AICPA Licensa de Trabalho Finalizado Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados. 330.000IIA CCSA Finalizado Instituto Internacional de Auditores Internos 85.000IIA CGAP Finalizado Instituto Internacional de Auditores Internos 85.000IIA CESA Finalizado Instituto Internacional de Auditores Internos 85.000OMG UML Finalizado Organização internacional da indústria de Software, 550OMG CORBA Finalizado Organização internacional da indústria de Software, 550ITIL ITIL Finalizado Padrão de Metodologia Internacional para Gerenciamento de Serviço de TI. Milhares de empresas no mundo todoIDEF IDEF Finalizado Padrão Internacional de Modelagem de Processos Milhares de empresas no mundo todo

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