Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

4 de set. de 2013

Diferenças, semelhanças e cruzamento entre MOF 4.0 e ITIL v3

Olá BPMs, 

Encontrei este artigo no portal ITSM que faz um comparativo destes frameworks que, na sua essência tratam da melhoria dos serviços prestados pela TI.

Achei interessante publicar no blog,  uma vez que os processos, tanto de ITIL como da MOF, estão lá presentes e nós analistas precisamos conhecê-los para estreitarmos a parceria com TI.

Boa leitura,


Diferenças, semelhanças e cruzamento entre MOF 4.0 e ITIL v3

Existem alguns artigos brasileiros e internacionais que mencionam a intersecção e a diferença entre a ITIL e o MOF, porém em versão mais antiga. Aqui farei a relação das ultimas versões (Agosto de 2010), ou seja, da ITIL v3 e do MOF 4.0.

ITIL v3

A ITIL ou Information Technology Infrastructure Library é um guia de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, que aborda a qualidade da prestação de serviços de TI. A ITIL foi desenvolvida inicialmente nos anos 1980 e 1990 pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency, agora o Office of Government Commerce, OGC), sob contrato com o Governo do Reino Unido.

Desde então, o objetivo da ITIL é prover, através dos seus processos, uma melhora nos serviços prestados pela TI com custos mais baixos em um ambiente de serviços de Missão Crítica. A ITIL aborda os serviços de TI em Ciclo de vida, conforme a figura acima, através de 5 livros: Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Continual Service Improvement.

MOF 4.0

O MOF ou Microsoft Operations Framework®, criado e mantido pela Microsoft, é um guia de boas práticas que orienta tecnicamente e operacionalmente a área de TI, tanto em ambiente de Infraestrutura ou Telecom, quanto em ambiente desenvolvimento de sistemas ou Fábrica de Software.

O MOF conta com modelos, práticas e princípios direcionados para serviços de missão crítica, objetivando a segurança, confiabilidade e disponibilidade do ambiente.

A nova versão, o MOF 4.0 foi construído para atender aos novos desafios de TI, demonstrando o valor de negócio, atendendo às exigências regulamentares e melhorando sua capacidade organizacional. Ele também integra as melhores práticas da Microsoft Solutions Framework® (MSF)

Atuação e abordagem

Na ITIL v2 e no atual MOF, são abordados aspectos relacionados à Processos, Pessoas e Ferramentas, mas na ITIL V3, foi incluso uma nova abordagem, o Parceiro, ainda não tratado no MOF 4.0.

Em um ambiente heterogêneo, com diversas tecnologias, nenhuma prática substituirá a outra, e ao contrário o que pensam, uma agrega a outra.

A diferença começa quando existe um ambiente com tecnologia predominantemente Microsoft, se sobressaindo no quesito abrangência, ou seja, a Microsoft vai além, agregando com práticas não tratadas na ITIL.

A ITIL v3 tem 26 processos e quatro funções: Service Desk, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicações e Gerenciamento de Operações de TI. Ela aborda suas práticas por etapas do ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua.

O MOF divide a abordagem de suas práticas através de três componentes: Pessoas, Processos e Tecnologia, tornando-o mais discreto na abordagem do ciclo de vida, enquanto o ITIL trata os componentes do MOF algumas vezes não tão claros e objetivos.

No MOF 4.0, existem 16 Service Management Functions (SMF), ou seja, os processos chaves de gerenciamentos, muito semelhante com os do ITIL (Gerenciamento de Problemas, Risco, Financeiro, Projetos, etc.), porém, cada SMF tem um conjunto de processos chaves, e cada processo um conjunto de atividades.

Diferenças

No MOF 4.0, são abordados aspectos relacionados à Processos, Pessoas e Ferramentas, porém na ITIL V3, foi incluso uma nova abordagem, o Parceiro.

ITIL visa "o que" deve ser feito, enquanto o MOF visa "o que" e no "como" deve ser feito.

Toda documentação do MOF está livre para uso e mesmo para reutilização sob a sob a Licença Creative Commons; A ITIL é adquirida através dos seus livros e são protegidas por direitos autorais da OGC.

A ITIL passa por revisões constantes através de sugestões que são analisadas e aprovadas pelo Conselho Consultivo de Mudanças; O MOF trata suas revisões através dos projetos reais, enfatizando fortemente em princípios de gerenciamento de projetos.

Os relatórios emitidos pela ITIL estão descritos em uma fase, já no MOF integrado nas SMFs.

Conceitos de Gerenciamento e Governança são tratados na ITIL na fase de Estratégia, já o MOF, incluindo Gestão de Riscos, são tratados em todas as fases do ciclo de vida e na camada Gerenciar.

Papéis e estruturas organizacionais na ITIL estão descritas em cada fase do ciclo de vida; no MOF, estão contidas nas SMFs.

Cruzamento

Tanto o MOF quanto a ITIL são guias de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, sendo que o os fundamentos do MOF, tem como base as práticas descritas na biblioteca ITIL.

O Ciclo de Vida da ITIL é demonstrado através das seguintes fases: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Continua e no MOF: Planejar, Entregar, Operação e Gerenciar. A intersecção das duas é representada na figura a seguir:


Figura 1 – Cruzamento do Ciclo de Vida da ITI

O Modelo de alinhamento que o MOF utiliza está representado em uma matriz 3 x 3, ou seja, um cruzamento do quadrante na vertical do Estratégico, Tático e Operacional com quadrantes horizontais do Negócio, Informação e Tecnologia. Já a ITIL, um espiral interligado dos serviços de Desenho, Transição, Operação, Estratégia e Melhoria Continua. O tamanho e o posicionamento de cada figura da ITIL ilustra a representatividade dentro do modelo do MOF.


Figura 2 - Modelo de Gerenciamento da ITIL v3 e MOF 4.0

Figura 3 - Resultado da Soma das Referências do Modelo da ITIL v3 e MOF 4.0

O objetivo deste artigo não foi mencionar qual modelo é o melhor e sim demonstrar suas diferenças e posicionamento quanto aos seus objetivos: Melhoria da Qualidade dos Serviços de TI.


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