Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

25 de jun. de 2013

LEVANTAMENTO DOS PROCESSO AS-IS (Processo 001)

Olá leitor,

Dando sequencia aos trabalhos de divulgação do material, nesta terça-feira apresento o resultado dos primeiros levantamentos realizados para a implementação do projeto BPM.

Aguardo os comentários, sugestões e debates.

Boa leitura.

Inscreva-se no blog e acompanhe todo o material, obrigada pela visita !


PROCESSO SUPRIMENTOS -  SITUAÇÃO ENCONTRADA (AS-IS)

Ferramentas e Documentação utilizados:
Entrevistas In-loco
Descritivo de rotinas e potenciais de melhoria
Diagramação BPMS
Apresentação e validação pelos envolvidos
A ferramenta Fuego utiliza a representação gráfica DIAGRAMA DE ESTADOS, conforme a metodologia UML.

Produto: 
Levantamento das atividades realizadas pelas áreas envolvidas no processo de Compras de Materiais e Contratação de Serviços.
Diagrama Macro do processo de Compras de Materiais e Contratação de Serviços - CPTM, elaborado na ferramenta FUEGO.

Este diagrama mostra o processo macro encontrado no inicio dos trabalhos de levantamento e após as reuniões JAD realizadas com as áreas envolvidas.


Mapa Interfuncional do Processo Atual


O instrumento utilizado para mapeamento do processo atual é o Mapa Interfuncional do Processo, que é um fluxograma das atividades executadas para se completar o processo, colocadas numa grade onde se pode visualizar que área ou função na organização executa cada atividade. Desta forma, pode-se visualizar também o fluxo de informações entre as áreas. O Mapa Interfuncional do Processo de Compras de Materiais e Contratação de Serviços pode ser visto na figura a seguir.



1. Ciclo de Movimentação de Materiais, 
2. Emissão e Solicitação de Contratação;
3. Planejamento e Emissão de SC’s Materiais;
4. Aprovação em RD (Resolução de Diretoria);
5. Reserva de Verba;
6. IX, DL, Aditivos e convênios (tipos de licitação);
7. Criação do Processo de aquisição;
8. Preparação da Aquisição de Materiais;
9. Preparação de Edital;
10. Parecer Jurídico;
Parecer do Edital;
Análise Impugnação da Licitação;
Análise Recurso – Licitação;
Análise de IX, DL, Aditivos e convênios.
11. Processo Licitatório;
Pregão;
Habilitação;
Proposta Técnica;
Proposta Comercial;
Homologação.
12. Distribuição do Contrato;
13. Registro Financeiro do Contrato/OF e Empenho;
14. Recebimento, Inspeção e Armazenamento de Materiais;


As atividades do processo de Compras e Contratação de Serviços são regulamentadas pelos seguintes instrumentos legislativos principais:

• Lei nº 8.666, 21 de junho de 1993
Estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços (inclusive de publicidade), compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
• Manual de procedimentos –  Compras e Contratação de Materiais, Bens, Equipamentos, Serviços, Obras e outros; 
• Norma Geral – Delegação de Competências

Diagrama que demonstra como o processo mapeado se relaciona com os sistemas e banco de dados em suas respectivas atividades.








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