As análises praticadas pelos analistas de processos são as mais variadas e uma das técnicas comuns na identificação de problemas é o Diagrama Espinha de Peixe.
Neste post algumas regras, etapas e exemplos deste diagrama tão eficiente.
Não esqueça de inscrever-se no blog para receber as novidades e ajudar a divulgação !
Boa leitura,
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO (Ishikawa)
O que é e para que serve ?
O diagrama de Causa e Efeito é a representação gráfica das causas de um fenômeno. É um instrumento muito usado para estudar:
- Os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade);
- As causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade).
Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias como as M’s: método, mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, mensuração e meio ambiente.
Nas áreas de serviços e processos transacionais utilizam-se como categorias básicas: procedimentos, pessoas, ponto, políticas, medição e meio ambiente.
Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de um a espinha de peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha de peixe. A partir de uma definida lista de possíveis causas, as mais prováveis são identificadas e selecionadas para urna melhor análise, Quando examinar cada causa, observe fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de norma ou dos padrões. Lembre-se de eliminar a causa e não o sintoma do problema. Investigue a causa e seus contribuidores tão fundo quando possível.
Componentes do Diagrama
- Cabeçalho: Titulo, data, autor {ou grupo de trabalho).
- Efeito: Contém o indicador de qualidade e o enunciado do projeto (problema)É escrito no lado direito, desenhado no meio da folha.
- Eixo central: Uma flecha horizontal, desenhada de forma a apontar para o efeito. Usualmente desenhada no meio da folha
- Categoria: representa os principais grupos de fatores relacionados com efeito. As flechas são desenhadas inclinadas, as pontas convergindo para o eixo central
- Causa: Causa potencial, dentro de urna categoria que pode contribuir com o efeito As flechas são desenhadas em linhas horizontais, aportando para o ramo de categoria.
- Subcausa: Causa potencial que pode contribuir com urna causa específica. São ramificações de uma causa.
O efeito, ou problema é fixo no lado direito do desenho e as influências ou causas maiores são listadas de lado esquerdo.
Os dois exemplos a seguir ilustram os dois tipos de diagrama de causa e efeito.
O primeiro diagrama (Causa e Efeito: Desempenho Desejado) refere-se a algo que desejamos, isto é, um bom restaurante. Os fatores que determinam um bom restaurante são: instalações, comida, localização e atendimento. Para que a comida seja boa, precisamos ter higiene, bom paladar e variedade. A higiene, por sua vez, depende dos ingredientes (saudáveis, bem conservados) e do preparo (receita, cuidado, etc). O diagrama é detalhado colocando as causas do efeito desejado, depois adicionando as causas destas e assim por diante até que fique bem claro como obter o objetivo visado.
O segundo diagrama (Diagrama Causa e Efeito: Problema) refere-se a um efeito indesejado, o consumo excessivo de combustível por um automóvel.
Etapas de análise
• Definir o efeito: Algumas vezes. o efeito é um problema, como "erros em pedidos". Outras vezes é alguma coisa que necessita ser descrita em termos de qualidade. como "desenvolver o melhor treinamento em motivação gerencial".
• Gerar idéias: "Brainstorming" é urna maneira de um grupo gerar muitas idéias em um curto espaço de tempo.
• Identificar a principal categoria: Baseado na lista de idéias, gerar uma lista de categorias. Reduzir o número de categorias, se algumas são comuns a outras. Verificar se as idéias se ajustam dentro das categorias estabelecidas. O diagrama de causa e efeito não pode ter mais de 5 a 7 categorias.
• Avaliar as idéias: A avaliação pode conter a explanação de idéias, o agrupamento das que estão fortemente relacionadas, ou sua eliminação. A avaliação visa aquele que deu a sugestão, porque a idéia agora pertence ao grupo.
• Projetar a folha para a coleta de dados: Baseado no diagrama de causa e efeito e nas causas potenciais do problema listadas nele, projete urna folha de coleta de dados para obter as informações para validar a causa real.
Os diagramas de causa e efeito identificam apenas causas possíveis, somente os dados indicarão as causas reais. Quando o diagrama de causa e efeito é utilizado para fins de planejamento, concentre a atenção sobre um resultado desejado. A seta principal aponta para o que desejamos que aconteça e as setas menores dos ramos representam vários meios necessários
para alcançar o resultado.
Para organizar o diagrama de causa e efeito, você pode usar as seguintes classificações de causas:
Os M’s:
1. Mão de obra
2. Método
3. Material
4. Máquina
5. Meio ambiente
6. Medição
7. "Management" (gestão)
4Ps:
1. Políticas
2. Procedimentos
3. Pessoal
4. Planta
Na identificação das causas, utilizando a ferramenta 7M, para cada família de causas, pode-se fazer perguntas como:
1) Mão-de-obra
- O pessoal está qualificado?
- Possui experiência?
- Está motivado? É suficiente? É adequado?
2) Máquinas e equipamentos
- São suficientes? São adequados?
- A manutenção é adequada?
- O arranjo físico é adequado?
3) Método
- As rotinas são claras e objetivas?
- Existem excessos de burocracia?
- As normas atuais cumprem a finalidade?
- Há trabalhos que seriam mais bem executados em outro setor?
- Existe retrabalho?
4) Materiais
- Estão disponíveis quando necessários?
- Possuem a qualidade certa?
5) Finanças (money)
- Está disponível quando necessário?
- Existem excessos de restrições?
6) Gerenciamento (management)
- Os controles são adequados? Existem controles ou relatórios inúteis?
- As medidas de desempenho são colhidas e avaliadas?
7) Meio ambiente
- O layout, a iluminação e a temperatura são adequados? Existem ruídos?
- Existem outros tipos de condições ambientais desfavoráveis (poluição, lixo, gases, resíduos industriais, etc)?
Algumas regras básicas:
1. defina o problema que você pretende investigar de forma precisa, isto é, evite termos abstratos e idéias muito genéricas.
2. identifique as causas do problema sob investigação em reuniões ou em sessões de brainstorm. Convide para a reunião todas as pessoas envolvidas no processo.
3. resuma sugestões em poucas palavras
4. concentre-se nas causas passíveis de serem sanadas. Afinal, se as causas de um problema não podem ser removidas, o diagrama de causa e efeito será simples exercício intelectual, sem qualquer aplicação prática.
Exercícios
1. Sucesso na carreira profissional: prepare um diagrama de causa e efeito descrevendo os fatores que levam uma pessoa a ter sucesso em sua carreira profissional.
2. Prepare um diagrama de causa e efeito sobre os fatores que levam os alunos a chegarem atrasados nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário