Para elaborar uma matriz de papéis e responsabilidades é necessário seguir algumas etapas, segue o passo a passo simpliificado:
boa leitura,
1º passo. Identificar as principais atividades e decisões na área em estudo.
- Realize entrevistas e workshops com o pessoal do órgão mapeado.
- Selecione somente as principais atividades/decisões:
- procure ser conciso, evite longas descrições;- lembre-se de que estamos tratando de papéis/responsabilidades e não de pessoas;- evite generalidades do tipo “participar de reuniões” ;- utilize verbos de ação.
- Relacione as principais atividades e decisões na 1ª coluna à esquerda da matriz RACI (eixo "y").
2º passo. Identificar os principais agentes / órgãos envolvidos em cada atividade.
- Registre cada um na 1ª linha da matriz RACI (eixo "x").
3º passo. Atribuir as iniciais RACI para montar a matriz.
- Trabalhe com o auditado. Selecione uma amostra do pessoal do órgão ou programa auditado que conheça as atividades listadas e represente cada um dos agentes / órgãos identificados na matriz.
- A partir das informações obtidas junto ao pessoal do órgão, identifique as responsabilidades de cada agente / órgão em relação a cada atividade e atribua as iniciais RACI. Isso pode ser feito pessoalmente (workshop) ou por telefone:
- se a RACI estiver sendo utilizada isoladamente, deve-se realizar uma reunião ou workshop ;
- se a RACI estiver sendo utilizada para confirmar achados identificados por outra técnica e o tempo for escasso, uma entrevista por telefone é adequada.
- Somente o pessoal do órgão deve indicar que iniciais RACI devem ser atribuídas em cada caso - a matriz não refletirá a realidade se a equipe de auditoria influenciar nesse processo.
- Não despreze qualquer inicial RACI atribuída pelo pessoal do órgão. O objetivo do processo é revelar ambigüidades e identificar aspectos confusos.
- Não há respostas certas e nenhuma avaliação deve ser feita até que a matriz RACI esteja completa.
- O processo de elaboração da matriz deve levar a equipe a refletir sobre novos papéis e responsabilidades.
4º passo. Rever a matriz RACI a partir de dois tipos de análise, horizontal e vertical:
a) Na análise horizontal, examine cada atividade e verifique os seguintes aspectos:
- as oportunidades de aperfeiçoamento;
- ausência de R (responsável): nenhum agente é responsável pela atividade. Toda atividade deve ter um responsável ou não será implementada;
- ausência de A (executor): nenhum agente tem a atribuição de executar tal atividade, logo, ela não será realizada porque nenhum recurso lhe foi alocado;
- muitos Cs: será necessário consultar tantos agentes? Somente as consultas que contribuem para o desenvolvimento da atividade devem ser mantidas.
- muitos Is: será necessário informar a tantos agentes sobre a atividade? Mantenha apenas aqueles que realmente necessitam ser informados sobre a atividade.
b) Na análise vertical, verifique:
- as responsabilidades de cada agente e identifique as oportunidades de aperfeiçoamento;
- muitos Rs: esse agente é capaz de assumir tantas responsabilidades? Algumas não poderiam ser delegadas?
- muitos As: esse agente deve executar tantas atividades?
- ausência de Rs ou As: esse agente pode ser excluído uma vez que não é responsável ou executor de nenhuma atividade?
- as pessoas que atualmente ocupam essas posições possuem habilidades adequadas para desempenhar as competências que lhes são atribuídas?
5º passo. Desenvolver nova matriz RACI, observando as seguintes diretrizes.
- Quando estiver atribuindo novas responsabilidades para os agentes, siga a seguinte orientação:
- atribua os papéis de R e A aos agentes que se encontram mais próximos às atividades ou que detenham maior conhecimento a respeito;
- só deve haver um responsável para cada atividade;
- reduza o número de Cs , Is, verificações e autorizações para cada atividade nem sempre agregam valor;
- certifique-se de que a solução proposta está de acordo com a cultura organizacional.
6º passo. Redefinir comunicação, novos papéis e responsabilidades.
- Faça entrevistas e workshops com os gestores envolvidos para discutir as mudanças de papéis e responsabilidades propostas na nova matriz.
7º passo. Elabore a versão definitiva da matriz e confirme com os gestores as suas novas atribuições. Sempre que necessário, reavalie essas atribuições.
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