BPM - GESTÃO POR PROCESSOS
A Gestão por Processos é hoje uma das principais preocupações das corporações em todo o mundo e trata de gerar um contexto favorável para implementação de melhorias contínuas nos processos da empresa com a descoberta de gargalos e realização do custeio por atividade do processo.O BPM tem como premissas:
![]() |
Premissas do Ciclo BPM - Business Process Management |
- Aumentar a produtividade e a eficiência dos colaboradores, pois as instâncias do processo perseguem o usuário, além de impedir o desvio dos procedimentos.
- Possuir interface e monitoramento de todos os sistemas legados da empresa, ou de terceiros, em qualquer tecnologia, com completo controle das atividades.
- Atualmente essa a sigla se aplica à informática (sistemas de software) usada para administrar os processos — a rotina, o dia-a-dia, os procedimentos — que fazem uma empresa ser o que é.
Sistemas para BPM (ou BPMS) são concebidos para dar suporte ao melhor controle dos processos, a reformá-los quando necessário, a realizar tarefas importantes com maior eficiência; os BPMS permitem ao usuário, maior controle sobre a automação de processos, o que tira trabalho da informática.
A Gestão por Processos - BPM impõe à empresa um desafio muito grande; basta dizer que obrigará o usuário a fazer duas coisas que, quase sempre, ele não gosta de fazer: repensar as tarefas do dia-a-dia; e, ao menos na fase de implementação, trabalhar lado a lado com o pessoal da informática.
Um desafio e tanto !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário