Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

18 de jun. de 2013

O QUE É PRECISO PARA SER UM ANALISTA DE PROCESSOS

No tempo da Organização e Métodos

Muita gente me pergunta o que é preciso para ser analista de processos.

Sou do tempo do O&M (prá quem não sabe Organização e Métodos), época em que a área de O&M era respeitada, era staff e se não tinha a palavra final era a influencia principal nas decisões.

O mercado foi mudando, a denominação do profissional também... Analista de Processos, de Negócios...BPM e por aí vai...

Na minha opinião a mudança se deu apenas na denominação do cargo e houve também uma mudança cultural trazida pela reengenharia que fez a área de processos perder campo para a área de tecnologia e os analistas de sistemas passaram a executar (ou tentar) as funções do analista de processos.

TODO MUNDO ANALISA PROCESSOS

Em todo lugar há um processo e nós participamos deles, conscientemente ou não, e nessa interação acabamos por analisar esses processos.

Mas voltando ao requisitos para ser um analista de processos, costumo dizer que o mais importante é 'experiencia' mas acho também que o profissional precisa ter 'bom senso' , 'visão do todo',  'ser analítico e imparcial'.

A graduação e pós graduação ajudam muito, em especial Administração de Empresas ou mesmo Administração Hospitalar que dão uma visão do conjunto,  muito interessantes e, lógico, é sempre bom ter no currículo cursos técnicos de especialização, mas ainda assim acredito que experiencia é a palavra chave.

O ANALISTA EM DUAS PALAVRAS 

No meu início de carreira na área de O&M fui treinada por um gerente muito experiente mas que vinha da área militar (imaginem um Gerente de O&M que tinha sido coronel da polícia!), aprendi quase tudo da profissão com ele.

Em uma reunião com toda a equipe da época, nosso líder fez uma pergunta que nunca mais me esqueci:

"Vocês sabem definir o Analista de O&M em duas palavras ?"

Cada um de nós deu uma resposta...imensa...mas para nosso espanto a resposta correta era tão simples e tão óbvia que ninguém tinha pensado antes.

O analista de O&M (hoje Processos) é um AGENTE DE MUDANÇAS 

Não somos especialistas em nenhum processo em especial (embora muitas vezes nos tornamos isso) mas somos os facilitadores para que as mudanças ocorram, para que as melhorias sejam identificadas e implantadas sem que isso cause transtorno ou desconforto na organização.

Os agentes que mudam e que propiciam as mudanças !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Improvers

Improvers
Treinamentos e Documentação