Olá BPMs,
Na sequencia da série Cadeia de Valores, começamos a entender e estruturar a cadeia para a empresa em análise.
No nosso exercício o framework proposto atende a uma industria metalúrgica.
Boa leitura,
O QUE É A CADEIA DE VALOR ?
Ferramenta estratégica que apresenta todos os macroprocessos da empresa e a forma como se articulam para gerar valor aos clientes
Garante o alinhamento dos processos às necessidades dos clientes através da identificação dos macroprocessos e dos relacionamentos com os stakeholders da organização.
OS MACRO PROCESSOS DA CADEIA DE VALOR
Estratégicos: responsáveis pela orientação de todos os processos e negócios da organização, de forma a gerar valor ao cliente e manter a margem da organização
de Negócio: geram valor aos clientes externos, diretamente ligados com produtos e serviços que afetam o resultado da organização
de Suporte: orientam, controlam, planejam, facilitam ou proveem recursos aos processos de negócios ou aos outros processos (de gestão e de suporte).
Modelo Cadeia de Valor Porter |
CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS
A empresa então, classifica seus processos de acordo com o negócio e com o mercado atendido, no exemplo a classificação atende a uma industria (metalurgia):
Processo de Gestão Estratégica: responsável pela orientação e integração de todos os processos do Empresa, de forma a gerar valor ao cliente, aumentar a margem do Empresa e monitorar a eficiência na execução da estratégia.
Processos de Negócios: geram valor aos clientes externos, diretamente ligados com produtos e serviços que afetam o resultado da empresa.
Pesquisa & Desenvolvimento: Gerir produtos e serviços de forma eficaz, buscando a competitividade e rentabilidade do portfólio e a satisfação dos clientes.
Comercialização: Promover e comercializar os produtos e serviços de forma eficiente, acessível e direcionada, em todos os canais de distribuição, satisfazendo as necessidades dos clientes.
Produção: Promover a gestão e suporte operacional aos produtos e serviços comercializados junto aos clientes, garantindo a eficiência dos processos.
Distribuição & Logística: Garantir o fluxo de materiais e produtos, as estruturas de transporte e armazenamento utilizadas, bem como planejar e organizar a fabricação e o estoque de produtos.
Processos de Suporte: orientam, controlam, planejam, facilitam ou proveem recursos a todos os processos do Empresa (sejam eles processos de negócios, de gestão ou de suporte).
Pessoas: Prover pessoas capacitadas e satisfeitas, através da gestão de competências aplicada aos principais processos de gestão de pessoas, com foco nas necessidades das áreas, objetivando a eficiência na execução dos processos da Empresa.
Controle: Gerir os processos contábil e de informações gerenciais visando atender à disponibilidade de informações e suportar a tomada de decisão, bem como garantir a eficácia dos controles relacionados aos processos orçamentário, tributário, de riscos e de segurança.
Administração Financeira: Gerir os ativos e passivos da Empresa, sendo um centro de resultados e buscando taxas competitivas para as operações comerciais.
Administrativo: Propiciar, com qualidade, segurança e rapidez, os serviços jurídicos, normativos, de logística e de armazenamento de informações necessários à realização eficaz dos negócios da Empresa.
Tecnologia da Informação: Atender às demandas tecnológicas das diversas áreas da Empresa, garantindo a continuidade dos negócios, atendendo aos níveis de serviço acordados e buscando satisfazer as necessidades dos usuários.
Gestão de Clientes: Gerir as ações necessárias para conquistar e fidelizar clientes através da excelência no atendimento.
Relações Institucionais: Zelar pela imagem da instituição e assegurar um relacionamento transparente e eficaz com o mercado, os órgãos reguladores e os investidores.
Próximos passos: detalhamento dos subprocessos e gestores da Cadeia de Valor.
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