Automatizar áreas confusas é automatizar a confusão

Foi o que muitos executivos fizeram. Não tiveram coragem de confrontar os problemas dos processos produtivos antes da automação.
"Michael Hammer"

29 de jul. de 2013

CADEIA DE VALORES - PASSO 1 O CONTEXTO DE VALOR



Olá BPMs, 

A Cadeia de Valor é um Framework que nos mostra exatamente o que é uma empresa, como ela se relaciona com o mercado e com seus acionistas. Também nos dá a dimensão dos produtos e serviços gerados pelos processos e como cada um deles contribui para os resultados de performance.

Começamos uma série de artigos nos quais tentaremos orientar como estabelecer a cadeia de valor da sua organização.

Boa leitura,


PASSO 1 - ENTENDENDO O CONTEXTO DE VALOR


A Cadeia de Valor foi descrita e popularizada por Michael Porter, em seu livro “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior” (1985). Segundo Porter, “a cadeia de valores dissocia uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando essas atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência.”

Essa mudança está fundamentada em três grandes pilares:

Cultura - o comportamento executivo orienta os rumos a seguir.
Processo - as formas de execução do trabalho reforçam a importância dos processos
Infra Estrutura - as ferramentas, os sistemas, as máquinas, capacitam os colaboradores na execução das atividades.


A ANÁLISE DE VALOR E A CADEIA DE VALOR


Análise de Valor é uma metodologia de gestão criada nos anos 50 pelo americano Lawrence Miles.
Consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções principais e, em seguida, delinear as soluções organizacionais mais apropriadas para reduzir os custos de produção.
Implica numa análise detalhada do valor criado pela empresa através da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço pelas suas diferentes etapas: concepção, fabricação, venda, distribuição e serviço aos clientes.
Segundo Michael Porter, "a cadeia de valores de uma empresa encaixa-se em uma corrente maior de atividades", denominada Sistema de Valores, que engloba fornecedores, compradores e todos os stakeholders de uma empresa. 


O SISTEMA DE VALORES 


É uma ferramenta que permite visualizar o ambiente em que a empresa está inserida, quais são os valores trocados com seus stakeholders e, finalmente, qual a função da empresa dentro desse ambiente

Estabelecido esse contexto, daremos início à definição da Cadeia de Valor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Improvers

Improvers
Treinamentos e Documentação