Olá leitor,
Segundo conceituação do mercado BPM; BPMS são os sistemas que transformam um processo em um processo "vivo", podendo ser alterado e acompanhado por indicadores "em tempo real".
Existem hoje vários produtos com essa características, mas o nosso case de estudo foi desenvolvido com o produto ORACLE BPM (na época com o nome Fuego BPM).
Como funciona o ciclo BPMS:
Business Process Management Suite ou System - BPMS é um sistema que automatiza a gestão de processos de negócio (modelagem, execução, controle e monitoração).
Tipicamente, inclui o mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores, monitoração em tempo real das atividades e alertas. É uma poderosa ferramenta de gestão, para garantir que os processos estão sendo efetivamente executados como modelados, contribuindo para os objetivos da organização.
Os softwares utilizados na operacionalização e gerenciamento de processos de negócio são um dos principais facilitadores da gestão do conhecimento referente ao processo, sendo considerados a maior facilidade para obtenção, distribuição e análise dos dados. Os softwares que colaboram com a gestão por processos são denominados de Business Process Management System (BPMS).
Há algumas funcionalidades que podem ser disponibilizadas via software, inclusive nos softwares BPMS, que, quando disponíveis, aumentam a capacidade dos gestores e demais envolvidos com o processo em estabelecer uma troca de imagens e idéias, nos quatro ambientes onde ocorre a geração do conhecimento.
A solução BPMS não emprega o conceito de substituição de sistemas, pelo qual parte dos sistemas existentes na organização (sistemas legados) é substituída por um novo sistema integrado, por exemplo, por um sistema ERP. Em vez disso, a solução BPMS, considerando a característica do processo de negócio de ser distribuído e segmentado, disponibiliza um ambiente de integração de sistemas de informação, que permite definir: fluxo de execução, regras, eventos e demais especificações necessárias à operação e gerenciamento do processo de negócio.
Dessa forma, permite atender a outra característica do processo de negócio: a de ser extremamente dinâmico, permitindo, por exemplo, uma substituição rápida e simples de um software por outro, necessária, por exemplo, quando uma empresa parceira da organização é substituída, demandando a integração com um novo software disponível no ambiente computacional do novo parceiro
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O projeto desenvolvido para o processo de Compras e Contratação de Serviços que estamos estudando foi totalmente aderente aos preceitos do ciclo de um projeto BPMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário